Você sabe o que é melatonina e para o que ela serve? 

O hormônio, produzido naturalmente pelo corpo humano, é fundamental para uma boa qualidade de sono. Porém, mais do que isto, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Em casos em que a produção é baixa, pode-se suplementar, por meio de melatonina sintetizada, o hormônio tão necessário para o bem-estar. 

Se você não conhece a substância e sua importante para o bom funcionamento do nosso organismo, veja algumas informações que trouxemos para você. 

Para que serve a melatonina?

A melatonina é um hormônio de produção natural que está ligado ao sono. 

Quando produzida pelo organismo, ela acontece durante a noite, quando cérebro identifica que precisa desacelerar, pois está chegando a hora de dormir.

Durante a manhã, quando nosso corpo começa a perceber a incidência de luminosidade, o nível de produção da melatonina é reduzida para que o organismo entenda que está na hora de voltar a ação. 

Porém, mais do que apenas induzir e regular o sono, a melatonina também tem inúmeras funções que impactam na saúde e bem estar das pessoas. 

Ela pode regenerar nossos células, combater inflamações, controlar nosso humor e muito mais.

Em alguns casos, porém, a produção natural da melatonina acaba comprometida, e pode ser recomendado (sempre por um profissional habilitado) a suplementação da substância. 

Alguns fatores que podem influenciar a produção de melatonina, são:

  • Idade: há uma queda gradual e natural da produção de melatonina com o passar dos anos.
  • Exposição a fontes de luz: aparelhos eletrônicos como celular e computadores podem interferir na quantidade de melatonina, uma vez que a luminosidade é a principal referência do nosso organismo para a produção da substância.
  •  Medicamentos: alguns remédios podem influenciar a produção do hormônio.
  •  Cegueira: quadros de deficiência visual podem produzir menos melatonina. 

Quais os benefícios da melatonina?

Apesar da função principal da melatonina ser a indução do sono, o hormônio também interfere em outras reações do organismo humano. Veja quais os benefícios da produção de melatonina para o seu dia a dia. 

Possui ação antioxidante

A melatonina é um antioxidante potente que ajuda a reparar as células corporais. 

Ele auxilia o combate aos radicais livres, como poluição e estresse, por exemplo, que acabam sendo nocivos para o nosso corpo e saúde.

<h3> Estimula o sono </h3>

Não é à toa que a melatonina é conhecida como o hormônio do sono, não é? 

Isso acontece porque naturalmente a substância, produzida durante a noite, é o responsável pelo início do sono. 

Assim, além de melhorar a qualidade, a melatonina trata quadros de insônia diminuindo o tempo necessário para adormecer e aumentando o tempo total de sono. 

Melhora o sistema imunológico

E a melatonina também traz benefícios para o sistema imunológico. Cada vez mais tem sido estudada a participação da substância na prevenção e tratamento de doenças, desde quadros crônicos de enxaqueca até câncer e Parkinson. 

Auxilia o tratamento de depressão

Outro benefício da melatonina é o tratamento da depressão sazonal, transtorno que acontece todos os anos, no mesmo período. 

Normalmente, alguns sintomas do quadro são tristeza, excesso/falta de sono, aumento/redução de apetite e dificuldade de concentração. 

A melatonina estimula a produção de substâncias como serotonina e melatonina, hormônios relacionados ao humor, bem estar e sono, o que reduz os sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. 

Deu para perceber como a melatonina é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, não é? 

Se você gosta de aprender mais sobre saúde e bem-estar, siga minhas redes sociais. É sempre um prazer compartilhar um pouquinho do que eu sei com vocês!