Não é segredo para ninguém que os cuidados com o cabelo no inverno são essenciais e diferentes do nosso ritual de beleza nos dias de sol, não é? 

Ainda assim, muitas pessoas não sabem o que fazer e o que evitar para manter os fios saudáveis e bonitos mesmo em dias frios. 

Você também fica em dúvida de como tratar as madeixas nessa temporada? Então vamos lá! 

Esquecer de passar protetor térmico

Basta a  temperatura cair para o uso de fontes de calor aumentar. Secadores, chapinha e baby liss começam a agir com tudo e os problemas da haste capilar decorrentes do dano térmico, também. ⠀

Sabemos que cada cabelo exige um cuidado muito específico, mas o que não pode faltar em cuidados com o cabelo no inverno é o uso de um bom protetor térmico. 

Mas qual é o protetor mais indicado para o meu caso? 

A regra geral é optar por produtos que protegem os fios a temperaturas maiores que 200 graus. Mas seu tipo pode variar de pessoa para a pessoa. 

Se você possui fios finos, a melhor escolha é um protetor em líquido ou em spray, para evitar o efeito de “peso” e de oleosidade excessiva. 

Já cabelo com fios mais grossos precisam de uma nutrição maior nesse período. Então aposte em protetores térmicos em creme, especial os que são à base de silicones e óleos. 

Usar fonte de calor com frequência

Como falamos acima, é no inverno que os aparelhos voltam a estrelar a nossa rotina de beleza, não é? Pois, por mais prático que seja, o uso excessivo pode trazer danos irreparáveis para os fios. 

O ideal para quem não abre mão de usar fontes de calor é optar por secadores, chapinhas, babyliss e outros com temperatura máxima de 175 °C. 

Se eles aquecem mais do que isso pode acarretar na perda de massa proteica, afinamento, opacidade, frizz e até bubble hair (bolhas no interior dos fios com dilatação da haste, formando um ponto de fragilidade e quebra). 

Diminuir a hidratação dos fios

Se durante o frio nossa vontade de lavar o cabelo diminui, imagina então fazer uma rotina de hair care com hidratação e tudo mais? 

É natural que durante esse período nós evitemos o contato com a água, etc, mas um dos cuidados com o cabelo no inverno primordial para manter os fios saudáveis é hidratar. 

Um cronograma capilar durante a estação também é muito bem-vindo; pois ajuda a repor nutrientes e proteínas. 

Passar muitos dias sem lavar o cabelo

Como falamos, reduzir a frequência de lavagem dos fios é natural em épocas frias, mas a higienização precisa acontecer independe da época do ano por questões de saúde.

Quanto menos lavamos o cabelo, mais nosso couro cabeludo fica suscetível a desenvolver doenças como caspas, dermatites, oleosidade excessiva e mais. 

Apesar de não existir um número ideal de lavagem, é importante que a limpeza seja feita com frequência (2 em 2, 3 em 3 dias ou todo dia), de acordo com as necessidades do seu tipo de cabelo. 

Gostou?! Então compartilhe este post com aquela amiga que ainda não descobriu o que evitar na hora de cuidar dos fios no inverno. Afinal, dica boa deve ser compartilhada! 😘