Eleita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento do milênio”, a spirulina é o assunto do nosso post de hoje.
Você já ouviu falar nesse superalimento?
Também chamada de ouro verde, a spirulina é uma alga rica em proteína e com potente ação antioxidante que oferece inúmeros benefícios para o organismo humano.
Seu uso como suplemento alimentar traz ganhos desde a aparência da pele e até na prevenção e tratamento de doenças como o câncer.
Vamos descobrir mais sobre essa cianobactéria que pode fazer um grande diferencial em nossa saúde?
O que é a spirulina?
A spirulina é uma cianobactéria que está entre os suplementos mais populares do mundo devido ao seu alto potencial de nutrição.
Rica em proteínas e completa com todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo, o alimento entrou no radar da OMS que o elegeu como o alimento do milênio.
E não para por aí: a spirulina faz parte, inclusive, da alimentação de astronautas em missões espaciais pela Agência Espacial Americana, a NASA.
Isso porque a cianobactéria possui grande capacidade nutricional em pequenos volumes e ação imunomoduladora que favorece o sistema imunológico.
Quais os ganhos o uso da spirulina proporciona para nossa saúde?
A spirulina pode fazer um grande diferencial em nossa saúde.
O alimento é rico em proteína: 60 a 70% do peso seco da spirulina é formado por aminoácidos – e ela possui os oito aminoácidos essenciais para o nosso organismo.
Só por isso, o uso da spirulina já é uma ótima opção.
Outro alimento rico em aminoácidos essenciais para o nosso corpo é a carne vermelha. A spirulina, porém, possui o dobro de proteína em termos de peso e pode ser uma indicação de suplementação para vegetarianos e veganos.
Além disso, a spirulina contém todas as vitaminas do complexo B e minerais – especialmente o potássio e o ferro (maior fonte de ferro no mundo).
Apesar de ser considerado hoje um alimento, a ação da spirulina vai muito além da nutrição alimentar.
Ela pode ser usada também como um nutracêutico, pois pode ajudar em algumas patologias.
Alguns estudos relacionam o uso da cianobactéria ao tratamento da obesidade (pois favorece a quebra das células de gordura e garante saciedade por mais tempo).
Outros pontos positivos no uso da spirulina são:
- Controle do colesterol e diabetes
- Ação protetora renal (protege os rins durante o uso de antibióticos e quimioterápicos)
- Aumento da imunidade
- Ação antiviral.
Por fim, também se estuda o uso da spirulina como coadjuvante no tratamento contra o câncer. Devido sua ação antioxidante, ela ajuda a combater os radicais livres e auxilia em processos inflamatórios.
Como consumir?
A spirulina pode ser consumida em cápsula, comprimido ou pó.
A quantidade diária pode variar de 2 a 5 gramas, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
O ideal é que um médico especialista avalie a rotina alimentar e a saúde geral do paciente para recomendar a quantidade correta.
Não há nada melhor do que cuidar da nossa saúde com uma alimentação equilibrada e responsável. Sempre que possível, opte por adotar superalimentos em sua rotina alimentar. Seu corpo merece todo cuidado.