É durante a juventude que mais exercitamos nossa musculatura, especialmente devido a questões de autoestima. 

Os músculos, porém, não servem apenas para ficar bem em frente ao espelho: manter uma poupança de massa muscular é fundamental para um envelhecimento saudável.

Parte fundamental da nossa estrutura física, sem músculos ou com uma musculatura fraca não há corporal que consiga se manter saudável por longos anos. 

E por trás do enfraquecimento dos músculos está um condição natural de todo ser humano, a sarcopenia (perda de massa muscular). 

No entanto, apesar de ser um processo comum e que incide sobre qualquer pessoa, alguns hábitos diários podem ajudar a retardar a questão e garantir uma poupança de massa muscular para toda a vida. 

Veja abaixo a importância da musculatura para evitar algumas condições incômodas da saúde e aparência física. 

O que é sarcopenia?

A sarcopenia é uma condição de perda da massa muscular corporal

É um efeito comum do envelhecimento e a grande responsável pela diminuição da força e a piora do desempenho físico que enfrentamos durante a terceira idade.   

Por mais que seja um processo natural e inevitável, os danos e complicações causadas por ela podem ser mais brandos de acordo com o estilo e os hábitos que adotamos durante a vida.

Em geral, pessoas que se preocupam em manter um bom índice de massa muscular garantem mais autonomia durante o processo de envelhecimento, pois continuam capazes de realizar tarefas básicas sem a ajuda de terceiros. 

Já para quem chega à terceira idade sem uma poupança de massa muscular, algumas dificuldades em atividades pequenas podem aparecer, como subir e descer escada ou pegar um simples objeto no chão. 

Apesar de ter relação com alterações hormonais e fisiológicas, os hábitos de vida também podem ocasionar a sarcopenia, e até mesmo favorecer seu aparecimento precoce. 

Como adquirir uma poupança de massa muscular?

Uma vez que a perda muscular não pode ser evitada, podemos recorrer à algumas práticas para criar nossa “reserva de emergência”. 

O exercício físico é sempre a primeira indicação para obter massa muscular. Especialmente durante a musculação, quando praticamos atividade física há um ganho e manutenção da massa magra.

Hábitos alimentares também são essenciais, pois estão diretamente relacionado ao avanço da sarcopenia. Uma dieta rica em proteína e minerais é fundamental para não sofrer os sintomas do processo de envelhecimento. 

Não podemos esquecer que evitar hábitos e vícios nocivos também é fundamental para garantir uma poupança muscular. Sono de qualidade, consumo de álcool moderado e evitar o fumo são os pontos principais. 

Quando apenas os novos hábitos não são suficientes para combater a sarcopenia o suplementação oral pode auxiliar o processo. Sempre com a recomendação médica. 

Qual a importância dos músculos durante a menopausa?

Se uma das causas da sarcopenia é justamente alterações fisiológicas, e durante a menopausa há uma queda nos níveis hormonais, trabalhar a massa muscular é essencial para passar por essa transição com saúde. 

Com a queda gradativa dos hormônios estrogênio e progesterona, acontece a perda das fibras elástica e colágena resultando em uma pele mais flácida e sem elasticidade

As mudanças corporais, porém, podem ser contornado quando a mulher possui uma musculatura forte e bem trabalhada. Portanto, comece já a preparar sua poupança de massa muscular para passar por esse marco com qualidade de vida.