Muito conhecida na culinária, os benefícios da cúrcuma na alimentação não são apenas o tempero e coloração: a especiaria pode ser uma boa aliada da medicina.
Além do sabor característico, você sabia que ela pode trazer muitos ganhos para a saúde? Não? Então descubra algumas vantagens de adotar a cúcurma em seu dia a dia.
O que é a cúrcuma?
Para começar, que tal entendermos mais sobre o condimento?
A cúrcuma é um tempero típico da culinária indiana, da mesma família que o gengibre. A especiaria é muito característica por sua cor alaranjada e sabor amargo e picante ao mesmo tempo.
Mas sua ação vai muito além da cozinha: ela também possui compostos com propriedades medicinais que auxiliam o tratamento e prevenção de doenças.
Benefícios do consumo de cúrcuma para a saúde
Suas propriedades nutricionais são um dos maiores benefícios da Cúrcuma, que já é usada como erva medicinal há anos.
A curcumina, seu ativo principal, oferece efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, essenciais para nossa saúde.
Veja abaixo como ela pode ser uma aliado para potencializar sua saúde.
1. Ação antioxidante
Todos os dias, estamos expostos a agressões dos radicais livres, que quando estão em excesso no organismo, causam o envelhecimento precoce e doenças.
E um dos maiores benefícios da cúrcuma é sua ação antioxidante: ela estimula a atividade das enzimas antioxidantes no organismo e neutraliza os efeitos dos radicais livres. Dois em um!
2. Ação anti inflamatória
Outro benefício da Cúrcuma é o efeito anti inflamatório, normalmente superior até à alguns medicamentos.
O uso anti inflamatório mais associado à cúrcuma é o alívio de dores, por isso é indicada para quem sobre com problemas de inflamação como artrite e outras doenças nas articulações.
Além de auxiliar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas no geral.
3. Ação antisséptica e antibacteriana
Quem sofre com acne e outras doenças de pele também pode se beneficiar das propriedades medicinais da cúrcuma.
Com ação antisséptica e antibacteriana, ela inibe o desenvolvimento e proliferação de bactérias e fungos, controla oleosidade e melhora a qualidade da pele.
4. Saúde cardíaca
Outra função que a cúrcuma exerce em nosso organismo é evitar a obstrução das artérias, uma das causas de problemas como derrames.
Isso acontece porque, ao entrar em contato com o organismo, a cúrcuma elimina quantidades maiores de LDL no sangue, conhecido como colesterol ruim. Além de ser uma fonte de vitamina B6.
5. Saúde neural
E por último, mas igualmente importante, entre os benefícios da cúrcuma está sua ação na saúde neural.
A curcumina estimula o crescimento de novos neurônios, melhora a eficácia do sistema cognitivo e também da memória.
Alguns estudos mostram que a especiaria pode, inclusive, ajudar no reparo cerebral devido a lesões e impedir a formação de compostos destrutivos que acarretam doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
Cúrcuma pode causar efeitos colaterais?
Assim como todo ingrediente, a ingestão excessiva pode causar algumas reações colaterais, como hipotensão, dores no estômago, náusea, entre outras.
Por isso, o recomendado é entrar em contato com um nutricionista de sua confiança para saber se o consumo é indicado em seu caso e em qual quantidade.
Se a cúrcuma já faz parte da sua alimentação, deixe nos comentários outros benefícios que você conseguiu devido ao seu consumo. Vou adorar saber mais sobre sua experiência!
Até a próxima