Alguns benefícios da meditação já são conhecidos e propagados, especialmente por quem pratica regularmente.
No entanto, para quem nunca teve o costume de meditar, as vantagens podem não ser assim tão claras.
Hoje, pesquisas e estudos vêm comprovando que os benefícios da meditação vão além do ato de relaxar, e podem beneficiar também a saúde corporal dos praticantes.
Para saber mais sobre alguns dos benefícios da meditação, continue a leitura!
O que é meditação?
Vamos do começo: você sabe exatamente o que é meditação?
Quando nos deparamos com essa pergunta, normalmente pensamos em respostas como “ficar quieto e em silêncio” e “não pensar em nada”.
Mas você já experimentou sentar de pernas cruzadas e não pensar em absolutamente nada? Se sim, certamente sabe que é praticamente impossível.
Isso porque o ato de meditar não é sobre esvaziar a mente de pensamentos, mas exercitar a habilidade de foco e concentração – que não irá acontecer da noite para o dia.
Afinal, a meditação é uma técnica que exige constância: quanto mais você praticar, mais irá desenvolver e perceber os benefícios da meditação.
Quais os principais benefícios da meditação?
Para muitas pessoas a meditação faz parte de uma prática mística ou até mesmo religiosa, mas não é isso.
Meditar é uma técnica que já é indicada até mesmo por profissionais da saúde, tamanho o benefício que ela pode trazer para sua saúde e bem-estar.
Veja abaixo alguns dos benefícios da meditação e o porquê você deveria investir na prática!
1. Diminui o estresse
Um dos benefícios mais comuns da meditação é o relaxamento físico e mental, o que reduz o nível de estresse.
Quando estamos irritados, nosso organismo libera altos níveis de cortisol, hormônio diretamente envolvido na resposta ao estresse.
O excesso de cortisol provoca efeitos nocivos no organismo, como liberação de substâncias inflamatórias, perda de sono, ansiedade, aumento da pressão sanguínea e mais.
2. Controla a ansiedade
A meditação também pode auxiliar o tratamento e controle de transtornos de ansiedade, fobias, comportamentos obsessivos-compulsivos e até depressão.
Claro, a meditação por si só não vai extinguir nenhum destes problemas, mas quando associada ao tratamento ideal e acompanhamento profissional, pode ser muito benéfico.
Além de controlar a liberação de citocinas, agentes inflamatórios reagentes ao estresse que podem afetar o humor, a meditação é uma alternativa para quem busca uma visão mais positiva da vida.
3. Melhora dores crônicas
Outro dos benefícios da meditação é o alívio de dores, como a dor de cabeça, por exemplo.
Isso porque pessoas praticantes da meditação ativam os centros cerebrais, área do cérebro que controla a dor. O resultado é uma tolerância maior à dores em geral.
Além disso, a meditação também traz uma série de vantagens, como:
- Melhora a qualidade do sono
- Retarda o envelhecimento do cérebro
- Controla a pressão sanguínea
E o melhor de tudo é que a prática da meditação é acessível para qualquer pessoa. Afinal, você não precisa de equipamentos ou um espaço especial para obter todos esses benefícios.
Se este já é um hábito seu, conte nos comentários quais as melhorias em sua qualidade de vida a meditação trouxe para você.
Agora, se você ainda não pratica, depois de descobrir todos os benefícios da meditação, não vai ficar de fora, não é? Experimente!