Se tem um alimento que praticamente todo mundo gosta é o chocolate, não é? O que muita gente não sabe, porém, são os benefícios do chocolate.
Porque, sim, além de gosto, o doce pode melhorar a nossa saúde se for consumido da maneira correta.
Então vamos lá desmistificar a pinta de “vilão” que o chocolate tem? Você irá se surpreender!
Benefícios do chocolate para o nosso dia a dia
O cacau, principal componente do chocolate, é um fruto cultivado no Brasil rico de minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre e manganês.
Também é fonte de potássio, zinco e selênio, e fornece ao organismo carboidratos, proteínas, fibras e substâncias antioxidantes.
No entanto, para aproveitar todas as propriedades do cacau é preciso escolher o tipo certo de chocolate! O ideal é optar por chocolates com uma porcentagem mínima de 70% de cacau.
É importante ficar atento ao rótulo: prefira chocolates em que o primeiro ingrediente da composição seja cacau ou massa de cacau e o último componente seja o açúcar (se não tiver, melhor ainda).
Isso, associado ao consumo consciente, é a chave para aproveitar todos os benefícios do chocolate que listamos abaixo. Veja!
Aumenta a sensação de bem estar
Quando comemos chocolate, aumentamos a sensação de bem estar e reduzimos os níveis de estresse.
Isso acontece porque o chocolate estimula a produção de endorfina e dopamina, hormônios associados ao relaxamento e a sensação de prazer.
Em alguns casos, o benefício é ainda maior: comer um tablete de chocolate amargo pode aliviar dores corporais leves, pois o doce age como um analgésico natural.
Previne o envelhecimento precoce
Entre os benefícios do chocolate também está a beleza e qualidade da pele, acredita?
O cacau é rico em polifenóis, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Assim, o chocolate pode ser um aliado no combate aos radicais livres do organismo, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Controla o fluxo arterial e os níveis de colesterol
Outra vantagem do consumo de chocolate é a melhora do fluxo arterial, pois o cacau controla a coagulação das plaquetas e a obstrução dos vasos sanguíneo.
Além disso, o chocolate amargo, rico em flavonoides, melhora também os níveis de colesterol (diminui o LDL, colesterol ruim, e melhora o HDL, colesterol bom).
Previne a hipertensão durante a gravidez
E os benefícios do chocolate também abrangem as gestantes.
Durante a gestação é comum que algumas mulheres desenvolvam a pré-eclâmpsia, doença hipertensiva específica de gravidez.
E o chocolate pode ajuda a retardar ou até previnir a prevenir o aparecimento da doença!
Isso acontece devido ao composto teobromina, principal substância do cacau, que estimula os batimentos equilibrados do coração, relaxa os músculos e dilata as artérias.
Desde que consumido do jeito certo, o chocolate pode ser a sobremesa ideal para o nosso dia a dia, hein?!
E se você descobriu benefícios do chocolate que ainda não sabia, compartilhe este post com aquela amiga que não vive sem o doce. Vamos espalhar boas informações por aí! 😉