Com o passar do tempo, especialmente após os 30 anos de idade, é natural que mesmo um cérebro saudável comece a envelhecer.
E entre os problemas mais comuns, o enfraquecimento da memória é que acomete a maioria das pessoas.
Apesar de ser um processo natural, algumas atitudes que tomamos ao longo da vida pode ajudar a manter o bom funcionamento cerebral por mais tempo e, claro, envelhecer com saúde.
Veja abaixo algumas sugestões que podem ajudar a manter a mente e o cérebro sempre saudáveis e jovens.
1. Pratique atividade física
Essa é clássica quando falamos sobre envelhecer com saúde, não é? A atividade física é fundamental para manter o corpo e organismo funcionando, mas o que nem todo mundo lembra é da sua importância para a saúde mental.
É normal que, com o passar dos anos, algumas lembranças e memórias sejam esquecidas, mas uma forma de prevenir dos “apagões” é exercitar o corpo diariamente.
Quando praticamos uma atividade física, estimulamos a formação de novos neurônios, além de melhorar a resposta cardiovascular, que é extremamente importante para um cérebro saudável.
2. Exercite a mente
Mexer o corpo é valioso, mas exercitar a mente é indispensável para manter o cérebro saudável.
Quando aprendemos algo, novas conexões são formadas em nossa mente, e a memória e os reflexos são estimulados.
Isso acontece porque, quando nos deparamos com informações inéditas, precisamos ouvir, processar e armazenar em nossa mente.
Hábitos como ler, calcular, escrever e até o simples ato de raciocinar são importantes para manter o estímulo cerebral constante.
3. Mantenha uma boa alimentação
A nossa saúde reflete as nossas escolhas de vida, especialmente as escolhas alimentares que fazemos todos os dias.
Outra dica fundamental para manter seu cérebro saudável é enriquecer o cardápio com frutas, fibras e vegetais. Claro, sem esquecer do ômega 3, a gordura do bem cúmplice da boa memória.
Uma rotina alimentar recheada de substâncias nocivas, como alimentos processados e embutidos, uma hora irá sofrer com os reflexos disso em seu desenvolvimento neurológico.
4. Priorize um sono de qualidade
Dormir bem é um coringa quando falamos de benefícios para a saúde no geral. A qualidade do nosso sono reflete em nosso ânimo, humor, imunidade e em um cérebro saudável.
Quando deitamos para dormir, nosso cérebro realiza processos metabólicos importantes para o funcionamento cerebral, como a renovação celular e a reposição de energia.
Além, claro, de consolidar nossas memórias. Afinal, é nas horas de sono que nosso cérebro registra o que foi aprendido durante o dia.
5. Reduza o consumo de bebidas alcóolicas
Muito se fala sobre os benefícios de beber ao menos uma taça de vinho por dia. Realmente, quando o consumo é moderado, não há problema algum!
Agora, para manter o cérebro saudável e jovem, o álcool não é nada indicado se consumido em quantidade excessiva.
Além de prejudicar o funcionamento dos órgãos, especialmente o sistema nervoso, o fígado e o coração, a bebida alcoólica mata neurônios e reduz a velocidade de transmissão dos impulsos entre eles.
Seguindo essas dicas, você poderá prevenir doenças e prolongar o seu cérebro em um estado saudável e jovem. Tudo de bom, não é?!
E se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos. O cuidado com o próximo também é uma forma de demonstrar carinho e amor. ❤
Até a próxima!