Barbear é uma tarefa quase diária para muitos homens, no entanto, nem todos incluem cuidados com a barba no dia a dia.
Mesmo que a atividade seja um hábito, problemas podem acabar surgindo, como algumas inflamações.
Apesar de serem questões naturais que podem acontecer com qualquer pessoa, alguns cuidados com a barba podem ajudar a prevenir.
Quais os principais cuidados com a barba masculina?
- Higienizar corretamente
Os fios da barba, quando não cuidados, podem ser tornar hospedeiros de bactérias e agentes contaminantes.
Além de agentes externos como sol e poluição, partículas salivares, restos de alimentos e o sour podem criar um ambiente favorável para o aparecimento de infecções por fungos.
Portanto, o ideal é que a lavagem da região seja feita diariamente com produtos indicados.
- Usar creme para barbear
Para homens que tiram toda a barba ou para os que apenas aparam o excesso, delimitando o desenho, o uso de um creme para barbear é fundamental.
Se possível, invista em creme para barbear que contenha silicone, pois suaviza o atrito do aparelho depilatório com a pele e reduz a chance de inflamação.
- Usar pós-barba
Outro cuidado essencial é o uso de loções pós-barba.
O produto fecha os poros, reduzindo a chance de irritações causadas pela lâmina do barbeador.
Além disso, as loções possuem propriedades anti inflamatórias e antissépticas prevenindo doenças bacterianas e fúngicas.
Como higienizar sua barba?
Manter uma barba longa, diferente do que muitas pessoas pensam, não é uma tarefa fácil.
Não é somente deixar os pelos crescer naturalmente e pronto: é necessário cuidar e tratar para ter uma barba saudável e bonita.
E, como foi dito, um dos cuidados com a barba primordiais é a higienização, pois o cuidado inadequado com os pelos pode desencadear doenças e infecções.
Mas como a barba masculina deve ser higienizada?
Assim como com os cabelos, o uso de shampoo e, em casos de fios mais ressecados, condicionador é fundamental.
No entanto, barba não é como cabelo: por estar localizada na face, região com muitas glândulas sebáceas, a produção de sebo e alteração do pH é comum.
Portanto, a higienização da barba pede uma atenção especial: sabonetes comuns como os usados em banho e até mesmo os de bebês, usados por alguns homens, não são as opções ideais.
Nem mesmo shampoos e condicionadores próprios para cabelo são indicados, o ideal é optar por produtos próprios para tratamento de barbas.
A pele da qual emergem os fios da barba é diferente da pele na qual emergem os fios do cabelo e, portanto, possuem características fisiológicas particulares, merecendo produtos adequados a cada região.
Caso perceba ferida ou outras alterações na sua pele abaixo da barba, procure um dermatologista.
Algumas alterações podem sinalizar o aparecimento de doenças, e quanto antes diagnosticadas mais fáceis são solucionadas.
Conte comigo!