O uso do protetor solar independe do local ou ocasião. Seja em um ambiente fechado ou aberto, investir em proteção solar é a garantia para uma pele saudável e livre de manchas

O risco de manchas ou doenças como melasma e câncer de pele, por exemplo, aumentam quando estamos diretamente expostos ao sol, como acontece durante a prática de exercício físico ao ar livre.

E com cada vez mais adeptos a um estilo de vida mais saudável, os exercícios físicos fazem parte da rotina diária de muitas pessoas. 

Além dos benefícios que a prática de atividade proporciona para o nosso físico, exercitar o corpo também é uma alternativa para combater transtornos mentais. 

Com tantas vantagens, porém, não pode-se esquecer alguns cuidados fundamentais que muitos praticantes deixam de lado, como a proteção solar e a hidratação.  

Proteção solar para exercício físico ao ar livre

Para a maioria das pessoas o uso de protetor solar está diretamente atrelada ao aparecimento do sol. 

Em dias nublados, ou até mesmo durante períodos de chuva, muitas pessoas deixam um dos cuidados básicos com a pele de lado, o que é um grande erro. 

Isso porque, mesmo quando não é possível perceber a olho nu, os raios ultravioleta estão lá, tornando o uso do protetor solar algo indispensável para proteger a pele. 

Qual protetor solar usar durante exercícios físicos?

Usar protetor solar durante a prática de exercício físico ao ar livre é fundamental, mas a escolha não é tão simples como parece. 

O protetor solar que usamos diariamente não é o mesmo indicado para passar horas exposto ao sol, nem mesmo para situações que envolvem transpiração intensa ou atividades aquáticas. 

Alguns pontos de atenção ao escolher protetor ideal são:

  • Fator mínimo de FPS 30
  • Proteção contra raios UVA e UVB
  • Alta durabilidade
  • Resistência à água
  • Adequado ao seu tipo de pele  

Outros cuidados durante o exercício físico ao ar livre

Além do protetor solar, outros cuidados podem potencializar a proteção do tecido cutâneo durante o exercício físico ao ar livre. Como, por exemplo:

Acessórios de proteção solar

Acessórios são ótimos aliados na proteção solar. 

Sobretudo para a prática de exercícios físicos ao ar livre, apostar em chapéus, bonés, viseiras e óculos escuros são medidas fotoprotetoras que, somadas ao protetor solar, ajudam a evitar problemas na pele. 

Roupas com fatores de proteção

Com tecidos cada vez mais tecnológicos, as roupas que usamos para nos exercitar também podem favorecer a proteção contra os raios solares. 

Opte por peças que cubram boa parte da área corporal, pois criam uma barreira física contra a luz solar. Vestimentas com tecidos que possuem proteção UV também são ótimas alternativas. 

Fique atento ao horário para fazer exercício ao ar livre

O melhor horário para praticar esportes é antes das 10h ou após as 16h. 

Nesse tempo, a incidência de radiação UVB, responsável pelo bronzeamento, queimaduras de sol e o aumento do risco de câncer de pele, é menor. 

Portanto, se for praticar exercício físico ao ar livre, opte pelo início da manhã ou final da tarde para garantir uma boa performance e menores riscos de doença de pele.