Você já ouviu falar ou experimentou a hidratação com óleo de coco para cabelo? 

A hidratação é uma etapa muito importante em uma rotina capilar e, por isso, sempre surgem novos cosméticos e soluções. 

Entre os mais indicados está o óleo de coco, uma substância que se tornou um aliado dos tratamentos capilares. 

De origem vegetal, o óleo de coco, quando 100% natural, possui uma grande ação hidratante e nutritiva que auxilia na restauração de cabelos fragilizados, opacos e quebradiços.  

Quais os benefícios da hidratação com óleo de coco?

De acordo com o artigo científico “Effect of mineral oil, sunflower oil and coconut oil in prevention of hair damage”, o óleo de coco previne a perda de proteínas capilares quando usado como cosmético pré-lavagem e pós-lavagem.

Ainda segundo o estudo, o óleo de coco pode ser considerado um dos melhores óleos para tratamentos capilares devido a sua composição. 

Enquanto outros óleos não conseguem penetrar as hastes capilares, o óleo de coco possui afinidade pelas proteínas do cabelo e, devido ao seu baixo peso molecular e cadeia linear direta, é capaz de penetrar a fibra dos fios.

Uma vez em contato com as madeixas, o óleo de coco proporciona uma forte hidratação capilar que devolve a oleosidade ao cabelo ressecado, reduz o frizz, controla a queda e fortalece os fios. 

Além disso, a substância possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, o que auxilia no combate a inflamações no couro cabeludo, como a dermatite seborreica. 

Óleo de coco funciona em todo tipo de cabelo?

Sim, o óleo de coco pode ser usado em qualquer tipo capilar. 

Ele possui uma excelente ação hidratante e pode ser usado antes da lavagem (no processo de umectação) ou como máscara capilar, pois penetra nos fios de cabelo normais ou ressecados deixando-os mais macios e brilhosos. 

Em fios que já são naturalmente mais oleosos, seu uso deve ser feito com maior atenção. Além da possibilidade de desencadear inflamações no couro cabelo, o excesso de oleosidade pode provocar acne e comedões na região das costas, por exemplo. 

Como usar óleo de coco no cabelo?

  •  Umectação capilar 

Essa forma de uso é uma das mais comuns e, em geral, introdutória para quem acrescenta o óleo de coco aos cuidados capilares.

 A aplicação acontece em todo o fio, da raiz às pontas e deve permanecer no cabelo por no mínimo 4 horas. 

Algumas pessoas optam por dormir com a solução nos fios para que aja por mais horas e economize tempo (uma vez que você já estaria descansando normalmente). 

Ao acordar, deve-se lavar normalmente com shampoo e condicionador. 

  • Hidratação capilar

O óleo de coco também pode ser associado à uma máscara capilar: basta misturar algumas gotas do produto em um creme de sua preferência no momento em que for utilizar.

Lave os fios normalmente com shampoo, deixe a mistura da máscara e óleo de coco agir por alguns minutos antes de enxaguar o cabelo. 

  • Pré-shampoo 

Para fios mais porosos, usar o óleo de coco antes da lavagem pode ser interessante: além de hidratar o cabelo, protege os fios de alguns danos que cosméticos como shampoos podem causar.

Nesse caso, aplique o óleo no comprimento do cabelo, deixe agir por alguns minutos e prossiga com a lavagem habitual.

Para conhecer outras opções de hidratação com óleo de coco, faça o download do meu e-book “Do It Yourself: receitas de skincare para fazer em casa”. Há muitos produtos naturais que podem agregar aos nossos cuidados diários!