Lá vem ela, a estação mais quente, alegre e ensolarada do ano. Atire a primeira viseira quem não ama o sol! Mas é fato que a exposição solar, além de ser um dos principais fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, também pode causar doenças. “A prevenção continua sendo uma grande aliada no combate ao câncer de pele. O protetor solar de alto espectro é o produto indispensável em qualquer estação do ano e deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando estiver nublado”, explica a dermatologista Larissa Oliveira, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Isso porque ele cria um tipo de barreira protetora que reflete e dispersa os raios UV e, assim, atenua a penetração da radiação na pele.
“Além dos benefícios relacionados à produção de Vitamina D, que auxilia no sistema imune do organismo, ficar ao sol ajuda a reduzir as chances de desenvolver doenças como a depressão, já que os raios solares atuam diretamente na produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. No entanto, você deve ter em mente os cuidados para que a prática não traga malefícios à saúde, como o câncer de pele”, complementa Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo.
Para poder circular por aí em segurança, os dermatologistas são enfáticos: é necessário e indispensável usar protetor solar. E essa indústria traz novidades a cada temporada! Vem descobrir as de 2022.
Protetor com cor
O protetor com cor foi tendência em 2021 e continuará em 2022. Entre suas vantagens está cobrir as imperfeições da pele. “Além disso, a maioria confere efeito matte e algumas marcas estão investindo na função de controle de oleosidade e potencializando os benefícios do produto”, observa Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética, em Sorocaba (SP).
FPS sem transferência
Os protetores solares antitransferência se tornaram indispensáveis —uma necessidade de adaptação da proteção solar à nossa rotina de beleza com a pandemia, com a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial. “Com a necessidade do uso de máscaras constantemente em lugares públicos, as marcas estão investindo cada vez mais em protetores solares com uma textura mais seca, sem transferência e que não interfere na maquiagem”, analisa Amilton Macedo, dermatologista, que atua em medicina preventiva, em São Paulo.
Isso ajuda inclusive a combater a mascne —acne que surge por conta da alta temperatura e abafamento da face, provocando maior sudorese e produção de sebo, entupindo os poros. “Os protetores solares com textura mais seca são uma das tendências mais esperadas, já que com o surgimento da covid-19 e a necessidade de proteção, muitas pessoas deixaram de utilizar o produto, que é essencial na nossa rotina, por não se sentirem confortáveis com a transferência do protetor para a máscara”, fala Amilton.
FPS leve, muito leve, para usar por baixo da maquiagem e da máscara
Outra tendência é a fórmula em gel com acabamento matte, ideal para usar sob a maquiagem. Aliás, por baixo das máscaras, o importante é utilizar o protetor solar diariamente, junto com a máscara de proteção. “O filtro solar com cor cria uma barreira mecânica na pele, protegendo a cútis dos raios UVA e UVB. Para os dias em que você vai passar muito tempo fora (quem já voltou para a rotina do escritório, por exemplo), considere trocar sua máscara facial usual por uma feita com UPF (ultravioleta fator de proteção), tecido que ajuda a impedir que os raios UVA e UVB cheguem à sua pele”, aconselha Mariana.
“A proteção do tecido é muito baixa, cerca de FPS 7. Por isso, para a sua pele ficar protegida dos efeitos nocivos e prejudiciais dos raios ultravioleta —e para evitar que suas cicatrizes de acne, manchas escuras, melasma e hiperpigmentação piorem—, você precisa usar protetor solar sob a máscara facial”, alerta Amilton.
Use protetor a partir de FPS 30 e reaplique a cada duas horas ou imediatamente após suar. “A cor fica ao seu critério, mas vale lembrar que para quem sofre de melasma, o filtro com cor também proporciona uma barreira física contra a luz azul”, diz.
FPS + tratamento
As marcas estão apostando cada vez mais também em proteção funcionais, que oferecem mais de um benefício —como a proteção solar e o tratamento antienvelhecimento. Como a hiperpigmentação e o melasma preocupam (e incomodam) ainda mais durante o verão, as marcas estão apostando em protetores solares que reduzem o aparecimento de manchas, com ação antioxidante e proteção à luz visível.
Sem agredir os oceanos
A consistência de gel aquoso também é uma forte tendência para proporcionar refrescância para a pele durante o verão. “Assim como os produtos com componentes naturais, como o óleo de buriti, rico em betacaroteno, que estimula a proteção natural da pele e é resistente à água e suor”, diz Amilton. Também são tendência produtos sem corantes e conservantes para as peles mais sensibilizadas. “E, assim como em outros mercados, essa área está buscando produtos mais sustentáveis e ativos mais naturais em suas composições”, observa Mariana.
Originalmente publicado em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/12/17/as-novidades-em-protecao-solar-facial-e-corporal-para-a-temporada-2022.htm