Bioestimulador de colágeno

Com o passar dos anos, o colágeno, proteína responsável pela firmeza e qualidade da pele, sofre uma degradação natural. Assim, os primeiros sinais de envelhecimento da cútis, como a flacidez e a perda da sustentação do rosto, começam a surgir. Nestes casos, o bioestimulador de colágeno entra como uma alternativa de tratamento para estimular a produção controlada da proteína tão necessária para a saúde da pele. 

O que é e para o que serve um bioestimulador de colágeno?

 

Como o nome sugere, o bioestimulador de colágeno é um ativo que estimula a produção do colágeno, uma proteína formada naturalmente pelo organismo humano e fundamental para a saúde da pele. 

Diferente do que alguns pacientes acreditam, o tratamento com bioestimuladores não consiste na aplicação direta de colágeno na pele. 

O que acontece é a administração de substâncias que estimulam essa produção natural, que já era feita pelo nosso corpo, mas acaba comprometida com o passar dos anos. 

O bioestimulador de colágeno é usado em pacientes que precisam de um efeito rejuvenescedor da cútis, que perderam a firmeza e elasticidade da pele devido o envelhecimento natural ou condições externas, como emagrecimento rápido, tabagismo e exposição excessiva ao sol, por exemplo. 

Assim, ao serem aplicados na pele, os ativos provocam uma reação inflamatória, estimulando a produção natural de colágeno e melhorando o aspecto e textura da região tratada. 

Ele pode ser aplicado nas seguintes áreas: face, colo, pescoço, braços, mãos, coxa, abdômen e glúteos.

O tratamento com bioestimulador pode ser feita por homens e mulheres que desejam combater a flacidez da pele e suavizar marcas, manchas e linhas de expressão.

Em geral, a idade indicada para iniciar o tratamento é aos 30 anos, mas o procedimento pode ser adotado como medida preventiva para a saúde da cútis a partir dos 25 anos. 

Além da carência de colágeno no organismo, os bioestimuladores também podem ser usados nos seguintes casos:

  • Envelhecimento natural
  • Perda de peso expressiva
  • Cútis sem elasticidade
  • Face funda e magra
  • Perda do contorno corporal
  • Tratamento da celulite
  • Flacidez corporal, como das mãos,  joelhos e braços
  • Flacidez abdominal (especialmente após emagrecimento ou gravidez)
  • Flacidez de coxas e glúteos

 

Entre os maiores benefícios do tratamento estão a biocompatibilidade do bioestimulador de colágeno com o organismo humano, dificultando reações alérgicas nos pacientes. 

A duração do procedimento também é uma vantagem, por ser uma substância absorvida ao longo do tempo, o tratamento com bioestimuladores pode manter os resultados por um ou dois anos, período em que as melhorias da pele continuam acontecendo. 

Esses resultados, porém, não são imediatos e só serão percebidos após alguns dias após a aplicação. Por ser um tratamento feito em sessões, é importante que o paciente siga com o tratamento até o fim, para que as melhorias progressivas sejam mais duradouras. 

Quais os bioestimuladores mais usados?

 

Diversos tipos de bioestimuladores de colágeno são usados no tratamento por dermatologistas, mas o principal é o Ácido Polilático e a Hidroxiapatita de Cálcio, conhecidos como Sculptra e Radiesse, respectivamente.

Para saber qual o tipo de bioestimulador de colágeno indicado em seu caso, o paciente deve passar por consultas avaliativas com o médico dermatologista. 

Apesar da semelhança entre os ativos, cada uma das substâncias pode trazer benefícios próprios e exclusivos, que outros bioestimuladores não são capazes. Assim, o recomendado é realizar a avaliação da pele com um profissional habilitado.  

Quando o Sculptra é indicado?

Como foi dito, apesar da função principal do bioestimulador ser o estímulo ao organismo para a produção de um novo colágeno de forma natural, os ativos não são iguais, a começar pelo seu ativo principal. 

No caso do Sculptra, um dos mais utilizados por dermatologistas, o ativo principal é o ácido polilático, uma solução que deve ser diluída em consultório antes de ser injetada na pele do paciente. 

Ele é indicado em quadros de tratamento para rugas, marcas de expressão e flacidez. Diferente de outros ativos, ele não possui efeito preenchedor, apesar de oferecer um levíssimo volume na área tratada. 

Entre as regiões corporais em que o Sculptra é mais aplicado estão: face, colo, pescoço, braços, coxas e glúteos. 

Quando o Radiesse é indicado?

Já o Radiesse é um bioestimulador de colágeno que tem como ativo principal a hidroxiapatita de cálcio. 

A grande diferença entre as substâncias citadas é que a hidroxiapatita, além da função estimulante de colágeno, auxilia no preenchimento imediato do local aplicado. 

Ou seja, além de oferecer mais firmeza e elasticidade para a pele, um dos resultados do tratamento com Radiesse é o volume das regiões tratadas. 

Devido à essa função, esse tipo de bioestimulador de colágeno é indicado para pacientes que precisam tratar regiões da face como a mandíbula, o queixo e as têmporas. Assim como o pescoço e mãos. Radiesse também está indicado para melhora do contorno e aumento dos glúteos.

O ativo, diferente do Sculptra, é em gel e vem pronto para ser injetado no paciente. 

Como é feita a aplicação do bioestimulador de colágeno?

Antes de iniciar a sessão, o médico dermatologista irá higienizar a área e aplicar um creme anestésico para que o desconforto do paciente seja menor durante a aplicação. 

O bioestimulador de colágeno escolhido é aplicado na pele utilizando agulhas ou cânulas e, em geral, é feita em mais de uma sessão para que os resultados sejam mais positivos. 

O resultado não é imediato e acontece de forma gradual e cumulativo ao decorrer do tempo de tratamento, sendo a duração média do ativo na pele cerca de 18 meses.

Algumas reações como hematomas e inchaço podem aparecer após a administração, porém não são preocupantes e passam dentro de algumas horas. 

O paciente também não precisa se ausentar de suas atividades diárias após o procedimento, pois não é exigido nenhum tipo de repouso ou cuidado especial. 

Para esclarecer outras dúvidas e/ou realizar o tratamento com bioestimulador de colágeno, entre em contato. Juntos podemos encontrar o melhor procedimento dermatológico para deixar sua pele saudável. 

Abraços,

Dra. Larissa Oliveira.