Ao longo do tempo, nossa pele apresenta alguns indícios de que precisa de tratamentos específicos. Seja devido à idade, efeitos da exposição ao sol ou emagrecimento repentino, um problema muito comum é a falta de colágeno.
Essa substância, produzida natural pelo nosso organismo, muitas vezes apresenta um déficit que precisa ser acompanhado, e o dermatologista pode ser essencial para quem quer recuperar a firmeza e beleza da pele.
Um dos mais procurados e recomendados é a aplicação de bioestimuladores de colágeno. Além de estimular a produção natural da proteína pelo organismo, ele suaviza marcas, e ajuda manter a pele saudável por muitos anos.
O que são bioestimuladores de colágeno?
Como o próprio nome diz, os bioestimuladores de colágeno são ativos estimuladores da produção de colágeno, proteína fundamental para a saúde da nossa pele, produzida naturalmente pelo nosso corpo.
Em suma, o objetivo das substâncias é estimular o organismo do paciente a produzir mais colágeno naturalmente.
Eles são usados em tratamentos estéticos por quem deseja um efeito rejuvenescedor da cútis, melhorando a textura e firmeza da pele.
Ao serem aplicados na área tratada, os bioestimuladores provocam uma reação inflamatória no organismo, estimulando a produção natural do colágeno.
Melhorias na pele podem ser percebidas após algumas sessões, mas o tratamento é progressivo e os resultados aparecem ao longo do tempo.
Em quais partes do corpo o bioestimulador pode ser aplicado?
- Face
- Colo e pescoço
- Braços e mãos
- Coxa, abdômen, joelhos e glúteos
Quais os bioestimuladores mais usados?
Existem diversos tipo de bioestimuladores de colágeno, porém os principais ativos usados por dermatologistas é o Ácido Polilático e a Hidroxiapatita de Cálcio.
Apesar de terem funções semelhantes como combater a flacidez e melhorar a qualidade da pele, cada bioestimulador pode trazer diferentes benefícios e deve ser utilizado em diferentes casos.
Assim, antes de recorrer ao procedimento, o recomendado é fazer uma avaliação médica com um dermatologista, para que ele indique o melhor tipo para a sua pele.
- Ácido Polilático (Sculptra®)
O Sculptra, um dos bioestimuladores, tem como ativo principal o ácido polilático.
O produto em pó deve ser diluído em consultório pelo médico dermatologista antes de ser injetado no paciente. Seu objetivo é estimular o organismo a produzir mais colágeno de forma natural.
O ácido polilático, diferente de outros bioestimuladores de colágeno não tem efeito preenchedor, mas pode resultar em um leve volume na área tratada.
O Sculptra pode ser aplicado na face para disfarçar rugas, marcas de expressão e flacidez da pele. Também pode ser utilizado para melhorar o contorno corporal em pescoços, colo, braços, coxas e glúteos, além de tratar celulites.
- Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse®)
Outra opção de bioestimulador é o Radiesse, que tem como ativo principal a hidroxiapatita de cálcio. A substância é em gel e deve ser diluído antes da aplicação no paciente.
O grande diferencial do ativo é que além da função estimulante de colágeno, a hidroxiapatita de cálcio auxilia o efeito preenchedor imediato no local aplicado.
Ou seja, além de auxiliar na firmeza e elasticidade da pele, o Radiesse proporciona volume nas regiões de tratamento.
Devido às suas funções, o bioestimulador é muito indicado para tratamentos na região malar, como mandíbula, queixo e têmporas, assim como regiões corporais como mãos e pescoço, gluteos e coxas por exemplo.
Ambos bioestimuladores de colágeno podem ser utilizados na face, pescoço, braços, mãos, abdômen, coxas e joelhos, gluteos mas não devem ser aplicados nas regiões dos olhos ou na boca dos pacientes.
Quando os bioestimuladores de colágeno são indicados?
A aplicação de bioestimuladores de colágeno pode ser feito por homens e mulheres que começaram a notar flacidez, marcas de expressão e manchas na pele.
Em geral, a idade indicada para iniciar o tratamento é 30 anos, mas a partir dos 25 anos o método pode ser adotado como medida preventiva.
O tratamento é muito procurado nos seguintes casos:
- Envelhecimento natural
- Perda de peso expressiva
- Cútis sem elasticidade
- Face funda e magra
- Perda do contorno corporal
- Tratamento da celulite
- Flacidez corporal, como das mãos e braços
- Flacidez abdominal (especialmente após emagrecimento ou gravidez
- Flacidez de coxa e glúteo
Como é feita a aplicação dos bioestimuladores de colágeno?
O dermatologista irá aplicar um creme anestésico na região de tratamento para que o desconforto do paciente seja menor.
Com a área higienizada, os bioestimuladores de colágeno são aplicados na pele de forma injetável, utilizando agulhas ou cânulas.
A aplicação varia de acordo com a substância usada e, em geral, é necessário mais de uma sessão para resultados positivos.
Vale lembrar que o resultado final é gradativo e cumulativo, ou seja, vai aparecer ao decorrer do tempo e possui uma duração média de 18 meses.
Algumas reações podem aparecer após uma sessão, como incômodo na área tratada, hematomas e inchaço. No entanto, os sintomas são passageiros e não necessita tempo de recuperação e/ou repouso.
Assim, o paciente pode retomar sua rotina logo após o procedimento.
Quais os benefícios do tratamento?
A principal vantagem do tratamento com bioestimuladores de colágeno é a biocompatibilidade com a pele. Ou seja, dificilmente um paciente apresentará reações alérgicas ao procedimento.
A duração do procedimento também é um benefício, por ser uma substância absorvida a longo do tempo, os bioestimuladores de colágeno podem oferecer resultados entre um ou dois anos.
Além da sua função original de auxiliar a produção natural de colágeno na pele, o bioestimulador melhora a aparência da cútis e suaviza linhas de expressão.
Se aplicado nos braços, o bioestimulador melhora a flacidez da pele e reduz o enrugamento, assim como nas coxas.
A aplicação na região do abdômen é muito indicada após procedimentos cirúrgicos e/ou parto, que podem causar excesso de pele e flacidez.
Também oferece benefícios se aplicado aos glúteos, corrigindo desníveis e flacidez, aumentando o volume e deixando a pele mais firme.
Quais as contraindicações?
Algumas contraindicações do procedimento são:
- Pacientes com histórico de preenchimento definitivo ( exemplo PMMA) na região tratada
- Pacientes com doenças autoimunes
- Pacientes que apresentam infecção no local tratado
- Mulheres gestantes e lactantes
Se você não se enquadra nas restrições para a aplicação de bioestimuladores de colágeno, entre em contato para esclarecer as dúvidas e avaliar sua pele. Juntos podemos transformar sua autoestima.
Abraços,
Dra. Larissa Oliveira.