Luz Pulsada

A Luz Intensa Pulsada (LIP), também conhecida como Luz Pulsada é uma tecnologia que trouxe grande avanço para os procedimentos dermatológicos. 

Por meio do disparo de flashes, o tratamento pode ser usado para tratar diferentes problemas em diversas regiões, corporais e faciais, oferecendo bons resultados na maioria dos quadros clínicos. 

O que é Luz Pulsada?

A luz pulsada é uma tecnologia de emissão de ondas eletromagnéticas em diversos comprimentos para tratar várias questões – e muitas vezes, pode tratar mais de um problema em uma mesma sessão. 

O equipamento é projetado para disparar pulsos de luz que atinge diferentes camadas da pele e traz inúmeros benefícios para os pacientes. 

Ao entrar em contato com a pele, a energia luminosa é transformada em calor, estimulando reações químicas do organismo por meio da lesão do tecido tratado. 

A intensidade da luz, o comprimento da onda luminosa e o intervalo dos disparos são controlados eletronicamente pelo médico dermatologista, que conduz o tratamento de acordo com as necessidades de cada pessoa. 

Entre os tratamentos em que a luz pulsada é mais usada estão: remoção de manchas e/ou pelos, suavização de linhas de expressão e rugas, produção de colágeno e tratamento de acnes, rosácea, olheiras e estrias. 

Diferenças entre tratamentos com luz pulsada e laser

Apesar dos princípios semelhantes, o tratamento com luz pulsada e laser não são a mesma coisa.

Enquanto o laser apresenta apenas um comprimento de onda eletromagnética, a luz intensa pulsada apresenta diferentes comprimentos em seus pulsos de luz. 

Assim, o profissional que está conduzindo o tratamento pode configurar o aparelho de acordo com a área que será tratada.

Outra diferença entre a luz pulsada e o laser é que a LIP pode tratar diferentes alterações cutâneas em uma mesma sessão, diferente do laser em que não é possível conseguir a mesma versatilidade. 

Para o que a LIP é indicada?

Alguns tratamentos em que a luz pulsada é indicada são:

  • Manchas na pele

Um dos problemas estéticos que pode ser tratado com o auxílio da luz pulsada são as manchas na pele, especialmente as mais pigmentadas causadas por excesso de exposição solar e raios UV.

Além de clarear a região, a energia luminosa aumenta as fibras elásticas e de colágeno da pele, além de promover oxigenação sanguínea do local.

  • Depilação

A depilação definitiva é um procedimento que leva muitos pacientes, principalmente mulheres, aos consultórios dermatológico. A luz pulsada é uma das opções para quem quer eliminar pelos indesejados no corpo. 

Por meio da cauterização das células responsáveis pelo nascimento e crescimento dos pelos, que possui uma resposta melhor em pessoas de pele clara ou pelos escuros, em que há maior quantidade de melanina. 

  • Estrias brancas e vermelhas

Já  no tratamento de estrias, a LIP funciona na redução da quantidade, largura e comprimento das marcas, tornando-as menos perceptíveis. 

A energia luminosa durante o tratamento melhora a elasticidade da pele, o que ameniza o surgimento de novas estrias brancas e vermelhas no corpo do paciente.

  • Rugas e linhas de expressão

O rejuvenescimento da pele é outro benefício do tratamento com luz pulsada. 

Devido ao aumento de colágeno e elastina proporcionado pela energia luminosa (que garantem a sustentação da pele), rugas e linhas de expressão podem ser visualizadas com o uso do aparelho. 

  • Marcas e acnes ativas

Quadros de excesso de acne também podem ser solucionados com a luz pulsada. Desde que o paciente não faça uso de medicamentos fotossensibilizantes, roacutan, corticoides e ácidos, a luminosidade pode auxiliar a eliminar as bactérias e conter a inflamação da pele. 

Como funciona a sessão de luz pulsada?

Durante uma sessão de LIP, o aparelho utilizado emite flashes de luzes de alta energia sobre a região tratada. 

Devido a amplitude do comprimento das ondas, em uma mesma consulta é possível tratar diferentes questões, pois a energia luminosa pode atingir diversas profundidades da pele.

A duração de uma sessão depende do problema de cada paciente, mas em geral são necessários ao menos 30 minutos de tratamento, com intervalo quinzenal ou mensal, para resultados mais efetivos.

O procedimento com luz intensa pulsada é, em geral, bem tolerado. Nos pacientes mais sensíveis à dor, pode ser utilizado anestésico tópico em creme para um maior conforto durante a sessão. 

Quais os cuidados pós-procedimento?

Após o procedimento, é natural que a região tratada apresente vermelhidão e inchaço passageiro. Para aliviar os sintomas, o médico dermatologista pode receitar pomadas ou cremes para auxiliar a cicatrização. 

O uso de filtro solar diário também é um cuidado fundamental após um tratamento com LIP. 

É comum a descamação ou formação de pequenas crostas na camada superficial da pele, que saem sozinhas com o tempo. Neste período, o protetor solar irá prevenir futuras manchas na região.  

Quais os benefícios da LIP?

Alguns dos benefícios oferecidos pela luz pulsada são: rejuvenescimento da pele, estímulo para a produção de colágeno, redução de microvasos e linhas de expressão, melhora na aparência da pele e de poros dilatados.

Contraindicações ao procedimento de LIP

  • Gestantes
  • Pacientes fotossensíveis, com doenças como lúpus
  • Pacientes que fazem uso de isotretinoína (roacutan)
  • Pacientes com lesões na área tratada, como herpes, por exemplo. 

Para saber se o tratamento com luz pulsada é indicado para o seu caso, marque uma consulta dermatológica. Será um prazer encontrar a melhor solução para o seu problema.

Abraços,

Dra. Larissa Oliveira.