Massoterapia

Entre os procedimentos estéticos mais queridos estão as massagens, especialmente as que auxiliam na perda de medidas e gordura corporal. A massoterapia é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas dermatológicas e possui inúmeros tipos e técnicas. 

Além de serem uma boa alternativa nos momentos de exaustão – afinal, quem nunca desejou uma massagem em dias estressantes? As massagens oferecem muitos benefícios além da sensação de bem-estar e pode ser a solução para a sua necessidade. 

O que é massoterapia?

A massoterapia é um conjunto de técnicas de massagens que oferece inúmeras melhorias para a saúde. 

Além de aliviar estresse e tensão, a massagem pode ajudar na circulação, melhorar o aspecto da pele, evitar o uso de algumas medicações e, especialmente, reduzir medidas corporais. 

A compressão de partes do corpo é um dos tratamentos mais antigos do mundo e, além dos benefícios físicos, oferece também funcionalidades terapêuticas. 

Entre muitas vantagens, a maioria das pessoas buscam a massoterapia como tratamento alternativo para emagrecimento. No entanto, o procedimento sozinho não é capaz de emagrecer. 

O que acontece durante uma sessão de massagem é a reorganização das gorduras corporais, oferecendo uma sensação de perda de peso. 

Apesar de melhorar o aspecto visual do corpo, no entanto, as técnicas devem ser aliadas à hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar, para que os resultados sejam satisfatórios.  

Massoterapia: técnicas e tipos de massagem

Para quem busca os benefícios do tratamento de massagens, o recomendado é buscar por um profissional e local capacitado para realizar o procedimento. 

Atualmente, inúmeras técnicas podem ser usadas para diferentes finalidades, por isso é importante procurar um médico dermatologista para analisar seu quadro antes de iniciar o tratamento. 

Massagem relaxante

Uma das modalidades de massagem mais conhecida na massoterapia é a relaxante. 

Diferente das massagens com finalidade estética, a massagem relaxante, como o nome diz, busca oferecer conforto muscular. 

Por meio de toques e movimentos rítmicos, esse tipo de massagem ajuda a diminuir o estresse e pode ser associada à produtos específicos para um maior grau de relaxamento ao paciente. 

Durante a sessão, a massagem relaxante diminui a contração muscular, elimina toxinas, alivia dores e estimula a produção de endorfina (hormônio do bem estar) e ocitocina (hormônio que combate a tensão).   

Drenagem linfática

Outra técnica de grande destaque na massoterapia é a drenagem linfática. 

O tratamento é muito procurado especialmente por ser indolor (o paciente pode sentir incômodo, mas é bem tolerado na maioria dos casos) e oferecer resultados na diminuição de inchaço e celulite. 

A massagem, que pode ser feita com as mãos ou aparelhos, é um bom método para drenar o corpo e limpar os resíduos que se acumulam no organismo. 

Apesar de ser considerada um procedimento estético, a drenagem linfática é útil para a saúde, pois estimula o organismo a eliminar os líquidos retidos – dando a sensação de inchaço contínuo. 

No entanto, para um resultado mais eficiente, a massoterapia deve ser combinada com outros hábitos saudáveis, como alimentação e exercícios físicos. 

Magic Touch Detox

Outro tratamento potente para o relaxamento e a perda de medidas é o Magic Touch Detox. 

Diferente dos outros procedimentos, o Magic Touch não é apenas uma técnica da massoterapia, mas um circuito de tratamentos que trabalham juntos para potencializar os resultados.

O procedimento, que visa eliminar toxinas e proporcionar a perda de medidas, combina esfoliação, ultrassom, massagem modeladora, máscara desintoxicante e manta térmica em uma mesma sessão.

Em geral, o médico dermatologista pode utilizar ativos termogênicos e diuréticos durante a sessão para acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura. 

Como funciona uma sessão de massagem?

A duração de uma sessão de massoterapia varia do tipo de massagem, técnica escolhida e a área que será tratada. 

Alguns cosméticos e ativos são utilizados, na maioria dos casos, para facilitar o deslize das mãos pelo corpo do paciente. 

Normalmente, os óleos e cremes possuem propriedades calmantes ou drenantes, e muitos são termoativados.

Por isso, é comum que a região massageada esquente durante a sessão, pois a circulação sanguínea é estimulada. 

O ideal é que a massagem seja feita por um profissional habilitado que saiba qual a melhor forma de manipular cada região corporal do paciente. 

Alguns apetrechos e aparelhos ajudam a potencializar a ação da massoterapia, que em alguns casos pode gerar um leve incômodo devido o atrito, porém não deve ser um procedimento extremamente dolorido. 

Caso o paciente note o aparecimento de hematomas após a sessão, o sintoma deve ser investigado, pois pode ser que a técnica utilizada não seja a mais indicada para a região tratada. 

Quais os benefícios da massoterapia?

Alguns benefícios que a massoterapia pode oferecer são:

  •  Relaxamento muscular
  •  Redução de medidas corporais
  •  Oxigenação nas áreas tratadas
  •  Diminuição do inchaço e retenção de líquidos
  •  Melhora no aspecto de celulites

Quando os resultados começam a aparecer?

Em alguns tipos de massagem, os resultados podem aparecer logo após a primeira sessão. Porém, nenhum dos tratamentos da massoterapia tem efeito definitivo e devem ser associados à outros hábitos saudáveis.

Para as técnicas redutoras, é importante frisar que a massagem não emagrece ou causa perda de gordura apenas com a manipulação corporal. O efeito pós-sessão é superficial e atinge apenas o contorno corporal, então deve ser aliado à outros procedimentos. 

A quantidade de medidas perdidas com a massagem não pode ser determinado com uma avaliação médica. Cada organismo responde ao procedimento de uma forma, portanto, é necessário que um tratamento multidisciplinar seja realizado. 

Mudanças na alimentação, prática de exercícios e acompanhamento médico para observar disfunções hormonais é fundamental para prolongar os resultados de tratamentos estéticos. 

Vale lembrar que, ao interromper totalmente a massoterapia, caso não haja mudanças de hábito do paciente, a região tratada pode voltar à estaca inicial. 

Assim, uma nova série de sessão será necessária para conseguir os benefícios e resultados. 

Abraços,

Dra. Larissa Oliveira.