A queda de cabelo é um problema que atinge inúmeras pessoas, afetando a autoestima e o emocional de homens e mulheres.
A mesoterapia capilar, também conhecida como intradermoterapia, é uma alternativa de tratamento para queda capilar e saúde dos cabelos.
O procedimento, minimamente invasivo, é indicado para pacientes diagnosticados com alopecias ou eflúvios e deve ser realizado por um dermatologista habilitado.
Entre as terapias capilares atuais, a intradermoterapia é uma alternativa que oferece bons resultados ao combate à queda capilar.
O que é mesoterapia capilar?
A mesoterapia capilar é uma opção de tratamento dermatológico para pacientes que sofrem com a queda de cabelo.
O objetivo do procedimento é reativar a circulação sanguínea do couro cabeludo que, por algum motivo específico, teve seu funcionamento prejudicado. Além de realizar a entrega de medicações estéreis que tratam a inflamação e estimula o crescimento dos fios.
O procedimento consiste na administração de medicamentos por meio de microagulhas. Devido a aplicação direta no couro cabeludo do paciente, os resultados podem ser mais efetivos.
A intradermoterapia oferece uma série de benefícios, como:
- Aumento da circulação sanguínea
- Inibição da queda capilar
- Estímulo de crescimento de novos fios
- Melhora gradual da saúde dos cabelos
Assim, além de inibir a queda de fios, as fórmulas introduzidas auxiliam no crescimento, força e volume dos cabelos.
Cada paciente irá exigir diferentes substâncias, dependendo da causa e gravidade do problema.
Entre os medicamentos mais utilizados estão complexos vitamínicos, ativos para crescimento capilar e anti andrógenos.
No entanto, é necessário uma avaliação para saber se a terapia será efetiva no caso de cada paciente.
Para quem o tratamento é indicado?
Já é possível encontrar muitas opções de tratamento para queda de cabelo e apenas um profissional habilitado poderá dizer qual a melhor alternativa para você.
A mesoterapia capilar é altamente recomendada em casos de alopecias, eflúvios, calvície e doenças cutâneas como dermatite seborreica e psoríase.
Em muitos casos, o procedimento é associado à outros tratamentos para motivos específicos, como em quadros de alterações hormonais ou alimentar, por exemplo.
Durante a avaliação profissional, o dermatologista irá investigar a causa da queda de cabelo.
Além de questões hormonais e emocionais, fatores genéticos, deficiência de vitaminas e até uso excessivo de química podem estar associados à queda dos fios.
Pessoas que não sofrem com a queda capilar, mas relatam crescimento fraco e quebradiço de fios também podem recorrer à mesoterapia.
Apesar da boa resposta em grande parte dos casos, vale ressaltar que em quadros mais avançados (áreas de não crescimento capilar há tempo ou falência do folículo piloso) os resultados podem não ser tão efetivos.
Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de que a mesoterapia capilar possa reverter quadros de alopecias.
Como é uma sessão de mesoterapia?
A mesoterapia capilar deve ser feita em consultório dermatológico por um profissional capacitado.
Por ser um procedimento não invasivo, não é necessário afastamento de atividades cotidianas e o paciente pode retomar a sua rotina logo após a sessão.
A mesoterapia é praticamente indolor, gerando um leve incômodo durante a aplicação dos medicamentos, feita com o auxílio de uma agulha fina.
As sessõe para aplicação de medicamento duram cerca de meia hora, e a quantidade e intervalo entre elas só pode ser definida pelo dermatologista, pois depende de cada pessoa, do quadro e da gravidade da queda capilar.
Para que o objetivo seja atingido é importante que o paciente complete o tratamento e siga as indicações do seu médico. Caso o procedimento seja interrompido, o resultado da mesoterapia pode ser comprometido.
Além disso, outros procedimentos dermatológicos, como tratamentos de irradiação de laser e/ou LED podem ser utilizados para estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo e o crescimento capilar dos pacientes.
Benefícios da intradermoterapia capilar
A maior vantagem de utilizar a intradermoterapia como tratamento capilar é a eficiência do procedimento. Uma vez que os ativos são administrados no local exato, a ação dos medicamentos é mais eficaz.
Outros benefícios também podem ser atingidos com a mesoterapia capilar, como:
- Estímulo dos folículos
- Aumento da circulação sanguínea
- Fortalecimento capilar
- Qualidade de textura, resistência e brilho dos fios
- Minimização da queda
- Crescimento capilar
Quanto mais cedo o paciente recorre ao tratamento, maior é a chance de controle da perda capilar e o estímulo para que novos fios nasçam no local.
Por isso, ao notar mudanças na saúde dos seu cabelo, procure um especialista.
A gravidade do seu problema, além do tempo de duração e os cuidados pessoas, podem interferir nos benefícios que o procedimento oferece.
Antes de iniciar o tratamento, procure um dermatologista de confiança para iniciar o seu diagnóstico. A intervenção médica ideal deve ser indicada com base no seu quadro clínico.
Para mais informações sobre a mesoterapia capilar, entre em contato comigo. Com o procedimento correto podemos solucionar a queda de cabelo e aumentar sua autoestima.
Abraços,
Dra. Larissa Oliveira.