Um procedimento muito buscado em clínicas dermatológicas é a harmonização facial, por meio do preenchimento com ácido hialurônico, que promove a reestruturação e alinhamento dos ângulos da face.
O ativo, além de preencher as áreas tratadas, oferece inúmeros benefícios para a pele como hidratação da pele, contorno facial e produção de colágeno. A substância é aceita pelo organismo de forma natural, com poucas chances de incompatibilidade.
O que é preenchimento com ácido hialurônico?
Apesar da nomenclatura complicada, o ácido hialurônico é um ativo prático e seguro para tratamentos estéticos da pele.
Muito usado em pacientes que desejam repor volume em uma área do rosto, o ácido hialurônico é uma das alternativas mais indicadas para quem quer eliminar rugas profundas e sulcos da pele.
O preenchimento com ácido hialurônico é ideal para realinhar ângulos da face, proporcionando um contorno facial mais definido.
As regiões faciais mais tratadas com o ativo são queixo, mandíbula, nariz, maçãs do rosto, bigode chinês, lábios e olheiras. No entanto, também pode ser aplicado nas mãos e áreas com rugas superficiais para repor hidratação.
Uma das maiores vantagens do preenchimento com ácido hialurônico é a biocompatibilidade. Por ser um substância natural do organismo, o risco de rejeição ao procedimento é mínimo.
Embora todas as pessoas tenham, naturalmente, a substância na camada cutânea, com o passar dos anos a sua produção diminui, o que acaba ocasionando flacidez (pela baixa produção de colágeno), rugas, ressecamento e perda do viço.
Por meio do preenchimento com ácido hialurônico e dermocosméticos, o paciente pode repor a substância no organismo e amenizar os problemas causados pela redução da produção natural que ocorre anualmente a partir dos 30 anos.
Para o que serve o ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para quem deseja repor o volume e redefinir o contorno do rosto perdido com o passar dos anos, devido ao envelhecimento natural ou por questões externas, como exposição excessiva ao sol e tabagismo.
Com a administração da substância, o médico dermatologista pode remodelar o formato do rosto, com o preenchimento dos sulcos e áreas de sombras, de forma natural e saudável.
Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico também auxilia o combater rugas e linhas de expressão, suavizando sinais na pele. Assim como garante a hidratação e uniformidade da pele.
Qual a diferença entre botox e preenchimento facial?
O preenchimento com ácido hialurônico e a toxina botulínica não são procedimentos iguais, apesar de serem os tratamentos mais comuns para combater sinais na pele e, muitas vezes, serem usados de forma complementar.
Enquanto a toxina botulínica funciona como um relaxante muscular para rugas dinâmicas, ou seja, as que aparecem ao movimentar o rosto.
O preenchimento é indicado para rugas mais profundas, como as linhas de expressão ao redor da boca (bigode chinês), pois são marcas estáticas.
Além disso, como o nome sugere, o preenchimento com ácido hialurônico também proporciona volume à área tratada.
Ambos os procedimentos são eficazes e seguros, porém sempre devem ser indicados por um médico dermatologista após a avaliação adequada.
Em quais áreas do corpo o ácido hialurônico pode ser aplicado?
As principais áreas de tratamento são:
- Sulco nasolabial (bigode chinês)
- Goteira lacrimal (área das olheiras)
- Lábios e região supra labial
- Maçãs do rosto
- Contorno da mandíbula
- Cicatrizes
- Mãos
Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?
O preenchimento deve ser feito sempre em consultórios e clínicas habilitadas e médicos dermatologista para que não ocorra nenhuma reação adversa.
Antes do procedimento pode ser administrada anestesia local ou tópica para um maior conforto do paciente. Depois, o ácido hialurônico é aplicado por meio de agulhas.
Existem diversas formas de aplicação (derme superficial, derme profunda ou tecido subcutâneo) e dimensões de agulhas, que dependem do local e quantidade de substância que será administrada.
Após a aplicação é comum que o paciente sinta um leve incômodo na região, que também pode surgir hematomas. No entanto, são sintomas pontuais e desaparecem dentro de alguns dias.
Normalmente uma única sessão é suficiente para atingir o objetivo esperado, porém, como o preenchimento com ácido hialurônico é absorvível pelo organismo, o resultado final pode levar um tempo para aparecer.
Em alguns casos, aplicações periódicas podem ser feitas, mas tudo depende do local e quantidade de substância utilizada. Sempre com a supervisão de um dermatologista habilitado.
Quais as contraindicações do procedimento?
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo humano, por isso as chances de reações adversas são poucas.
No entanto, assim como todo procedimento estético, o preenchimento também possui contraindicações. São elas:
- Gestantes
- Pacientes com sensibilidade ou alergia ao ácido hialurônico
- Pacientes com doenças autoimunes
Também é indicado que o paciente não faça uso de tratamentos e cosméticos com ácidos em sua formulação alguns dias após o procedimento.
Quando aparecem os resultados?
O ácido hialurônico pode ser usado em cosméticos ou em procedimentos estéticos, como o preenchimento.
No caso dos cremes, eles devem ser indicados por um médico dermatologista e usados diariamente para ter o resultado esperado.
Já com o preenchimento com ácido hialurônico, além de ser um tratamento mais duradouro, os resultados são mais rápidos.
Os resultados já são visíveis logo após a sessão de preenchimento com ácido hialurônico.
Com o tempo, porém, é natural que o organismo reabsorva o ácido e novas aplicações podem ser necessárias.
Se você deseja saber mais sobre preenchimentos, entre em contato comigo. Será um prazer esclarecer as suas dúvidas.
Abraços,
Dra. Larissa Oliveira