Spa do cabelo

Um componente muito importante para a autoestima de homens e mulheres são os cabelos, e para quem deseja manter a saúde e beleza dos fios sempre em dia, o spa do cabelo é uma alternativa de tratamento dermatológico que traz inúmeros benefícios. 

Além do diagnóstico preciso de doenças e distúrbios capilares, o spa de cabelo alia exames e procedimentos estéticos personalizados de acordo com as necessidades do paciente e pode prevenir inúmeras patologias. 

O que é o spa do cabelo?

O spa do cabelo é uma espécie de terapia capilar, que reúne um conjunto de tratamentos, para auxiliar a melhora do aspecto visual dos fios e a saúde do couro cabeludo.

Com a possibilidade de adaptar os procedimentos segundo a necessidade de cada paciente, o spa tem um papel importante nos tratamentos dermatológicos que estimulam a saúde capilar. 

Muitas vezes, a rotina de cuidados com os fios de cabelo em casa não é suficiente para reparar danos causados por diversos motivos e em diferentes gravidades. 

Resíduos de cosméticos usados diariamente, uso inadequado de químicas e poluição, por exemplo, são alguns dos fatores que podem desencadear alopecias e doenças inflamatórias como dermatite e psoríase.  

Por meio do tratamento individualizado, o médico dermatologista pode combater patologias e danos diários, como porosidade, perda do brilho e volume dos fios. 

Assim, a terapia capilar associa tratamentos tradicionais e o uso de cosméticos para resolver este problema. 

Quais as vantagens do spa do cabelo?

Durante os procedimentos, algumas reações fisiológicas e biológicas acontece no couro cabeludo do paciente, como o aumento da circulação sanguínea, melhora na oxigenação e reposição de proteínas e da massa capilar.

Além dessas vantagens, o spa do cabelo também cuida aparência dos fios que muitas vezes está sem brilho, poroso e danificado. 

O objetivo do tratamento é minimizar as agressões que os fios de cabelo e couro cabeludo sofreram por agentes externos, entregando os procedimentos ideais para cada paciente. 

Ele também oferece nutrientes para o fortalecimento dos fios, corrige o desequilíbrio das glândulas sebáceas (responsáveis pela produção da oleosidade) e ajuda na redução e controle da queda capilar.

Para quem é indicado o procedimento?

O spa do cabelo é indicado para homens e mulheres com qualquer tipo de fio com queixas relacionadas ao couro cabeludo ou às madeixas.  

Em geral, pacientes que sofrem de queda capilar e doenças inflamatórias no couro cabeludo, como dermatites seborreicas, caspas e psoríase também podem recorrer ao tratamento. 

Os procedimentos também trazem benefícios para pacientes com queixas relacionadas à ressecamento, quebra, falta de brilho e problemas relacionados ao uso de químicas.

O spa do cabelo, diferente do spa convencional que vemos em clínicas de estética, deve ser feito por um médico dermatologista quando o objetivo é um cuidado intensivo da saúde capilar.

Diferente de cabeleireiros e esteticistas, o profissional da saúde pode fazer um diagnóstico mais completo com o auxílio de exames médicos, como o exame de sangue e biópsia, por exemplo, para analisar de forma pessoal e clínica de acordo com as necessidades do paciente.

Além disso, o dermatologista pode prescrever e aplicar remédios que aceleram os resultados do spa do cabelo, e encaminhar para outros profissionais caso a queixa seja reflexo de outras desordens, como acontece com pessoas com alterações hormonais.  

Quais procedimentos são realizados durante o spa capilar?

O tratamento sempre inicia com um diagnóstico personalizado, para que o médico dermatologista observe a saúde capilar e as particularidades do fio, e indique os procedimentos fundamentais no cuidado clínico. 

A avaliação também é muito útil para que o profissional acompanhe a evolução e resultado do spa dos fios. Após este diagnóstico, uma série de procedimentos são indicados para o paciente. Entre os mais realizados, estão:

  • Tricoscopia 

Normalmente os cuidados com os fios no spa do cabelo começa com um exame dermatológico chamado tricoscopia. Ele é utilizado para avaliar a atual situação capilar e identificar doenças e alopecias que o paciente pode apresentar no couro cabeludo.

Por meio de uma avaliação rápida e minuciosa, o profissional usa um equipamento com lente de aumento potente para uma visão detalhada desde os fios de cabelo à hastes dos pelos. Feito no próprio consultório médico, o exame é rápido, indolor e muito preciso. 

  • Massagem capilar

A massagem no couro cabeludo é um procedimento que favorece o aumento da circulação sanguínea, muito importante para manter a saúde do couro cabelo. Ela pode ser feita por meio de aparelhos eletroeletrônicos ou com a manipulação manual. 

  • Detox capilar

Uma das causas mais comuns da queda e fraqueza dos fios são as impurezas que permanecem no cabelo, mesmo após a higienização pessoal. Resíduos de cosméticos, a oleosidade natural, poluição e sujeira do dia a dia são alguns dos fatores externos que podem obstruir o bulbo capilar, provocando a queda dos fios. 

Durante o spa do cabelo, o detox capilar é uma alternativa de cuidado intensivo para limpar o couro cabeludo e evitar problemas como o excesso de oleosidade, que gera caspas e outras consequências. 

  • Reposição de vitaminas e nutrientes

Outro passo bastante indicado durante o spa dos fios é a reposição de nutrientes e vitaminas para repor a massa capilar e fortalecer os fios. 

Pode ser feito por meio de soluções em creme ou aplicação de ativos direto no couro cabeludo, dependendo do objetivo e gravidade do problema do paciente. 

  • Peeling capilar

O peeling capilar é um procedimento para remover células mortas do couro cabeludo. Ele desobstrui os poros com a limpeza do bulbo capilar, diminui a oleosidade e estimula a produção de colágeno e outros nutrientes que favorecem a saúde do fio. 

Pacientes em quadros descamativos ou com dermatites como a psoríase e seborréia devem apostar no tratamento para uma higiene profunda.  

  • Fotobiomodulação   

Outro procedimento para acelerar o metabolismo é a fotobiomodulação e tratamentos com laser de baixa frequência. 

Eles agem de forma indolor, estimulando a produção de ATP (molécula transportadora de energia) que acelera o metabolismo e melhora progressivamente a qualidade e espessura dos fios. 

Durante o spa do cabelo, seu médico dermatologista irá indicar estes e outros procedimentos para suas necessidades. Se você deseja realizar o tratamento, marque uma consulta avaliativa comigo. Será um prazer renovar a beleza dos seus fios de dentro para fora.

Abraços,

Dra. Larissa Oliveira.