O Ulthera é um moderno tratamento dermatológico para tratamento da flacidez facial e corporal.
Através da ultrassonografia focada, o procedimento tem o objetivo de proporcionar um efeito lifting de forma não invasiva para quem não pode e/ou não deseja realizar uma intervenção cirúrgica.
Assim, ele promove a melhora da cútis, age contra a flacidez e evidencia o contorno facial, tratando pontos específicos da região sem lesionar a pele do paciente.
O que é ulthera?
Originado dos Estados Unidos, o Ulthera (Ultherapy em inglês, junção de “ultrassom e terapia”) é o primeiro tratamento facial não cirúrgico para musculatura facial, unico liberado pela FDA (Food and Drug Administration) – órgão americano que regulariza novas tecnologias).
O grande diferencial do ulthera é o efeito lifting que o paciente pode conseguir sem que seja necessário se submeter a cirurgias ou outros procedimentos invasivos.
Isso acontece porque o procedimento atinge a musculatura SMAS, sistema muscular aponeurótico superficial, responsável por sustentar a face.
Esse é um dos tecidos tratados durante cirurgias plásticas de lifting facial, porém, por meio da tecnologia ulthera, o paciente pode conseguir o efeito imediato, que evolui ao longo do tempo.
O ulthera utiliza imagens de ultrassom para que o médico dermatologista tenha acesso à camadas mais profundas de tecido. Assim, ele pode analisar em quais regiões a energia disparada será mais efetiva.
O aparelho funciona à base de energia ultrassônica e, a cada disparo, micropontos em várias profundidades da pele são criadas para que a produção de colágeno e elastina sejam estimuladas.
Quando o procedimento é recomendado?
Uma das maiores queixas nos consultórios dermatológicos é a flacidez.
Em quadros de flacidez leves a moderados, o ulthera pode ser uma alternativa para que o paciente consiga um efeito lifting sem cirurgia.
O procedimento pode ser realizado nos seguintes casos:
- Flacidez de face, pescoço, colo, braços, coxas e outras regiões corporais
- Elevação do supercílio
- Tratamento das pálpebras
- Correção “da papada” do pescoço
- Melhora do contorno facial especialmente a mandíbula
- Elevação das “maçãs do rosto”
- Otimizar resultados de cirurgia plástica facial
O ulthera pode ser feito em homens e mulheres de qualquer idade que não querem realizar uma cirurgia. Nestes casos, o procedimento é uma opção eficaz.
É importante lembrar, porém, que o ulthera é feito apenas uma vez ao ano (pois já oferece resultados positivos). Apenas em casos de flacidez mais acentuada que a sessão pode ser feita com um intervalo menor, a cada 6 meses.
Em quais partes do corpo o ulthera pode ser feito?
Devido às ponteiras do ulthera, o aparelho consegue alcançar camadas profundas, como as células de gordura e a produção de colágeno e elastina.
Com essa vantagem, o paciente pode realizar o ulthera para tratar a face, pescoço, mãos, rugas periorais, barriga, coxa, glúteo e abdômen.
Os tratamentos faciais, porém, são os mais procurados e oferecem bons resultados na maioria dos casos.
A flacidez facial, redução da gordura submentoniana (papada) e o efeito bichectomia na maçã do rosto são alguns dos causas mais tratadas por ulthera.
Como funciona o ultrassom focado?
Durante a sessão de ultrassom focado, a camada da pele tratada recebe energia que aumenta a temperatura da região.
O calor produz pequenos pontos de coagulação térmica nas camadas profundas da pele, além de promover a desnaturação das fibras colágenas e estimular a produção de um novo colágeno.
O processo induz a contração muscular facial que causa o efeito lifting imediatamente após a sessão, e se prolonga com o tempo devido a produção de colágeno.
Assim, o ulthera ajuda a aumentar a firmeza da pele, melhorando o seu aspecto físico. Tudo isso, sem prejudicar a camada superficial da pele na área tratada.
A sessão dura em média 1 hora e costuma ser bem tolerado pelos pacientes.
Alguns sintomas comuns após o procedimento é vermelhidão, sensibilidade ao toque e formigamento, porém os efeitos são temporários e desaparecem em algumas horas.
Os resultados do tratamento com ulthera são gradativos e aparecem ao longo dos meses, no entanto, é possível perceber melhorias visuais na região tratada logo após a sessão.
Quais os cuidados pré e pós-procedimento?
O ultrassom focado não exige nenhum cuidado especial pré-procedimento, assim como não danifica a pele após o tratamento, então a pessoa pode voltar à sua rotina sem maiores preocupações.
O tratamento não é invasivo e não necessita de afastamento de atividades diárias. Apesar do desconforto natural, que some gradativamente, o paciente não precisa se limitar ao pós-operatório como acontece após cirurgias.
O ulthera, porém, só não deve ser feito em pacientes com feridas ou alergias no local, que deve ser tratado antes de submeter ao procedimento.
Para saber se o ultrassom focado é indicado para o seu quadro, marque uma consulta. Juntos, podemos encontrar o melhor tratamento para renovar sua pele.
Abraços,
Dra. Larissa Oliveira.