Lavar os cabelos faz parte da rotina de qualquer pessoa e, por isso, muitas vezes deixamos de lado a importância de escolher bons produtos para esse momento. Você já parou para pensar em quantos tipos de shampoo existem no mercado e quais suas propriedades?
Se você está sempre comprando novos produtos para experimentar, mas quase nunca consegue atingir o efeito desejado, chegou a hora de descobrir como cada shampoo irá agir nos seus fios e qual é o tipo ideal para o seu cabelo. Vamos lá?!
Quais tipos de shampoo existem?
Apesar do grande objetivo do uso do shampoo ser a limpeza dos fios e couro cabeludo, nem sempre esta é a única funcionalidade que o produto pode ter.
Por isso, conhecer os tipos de shampoo e suas propriedades é importante para que você ofereça às suas madeixas exatamente o que ela necessita.
Quer ver quais são os tipos principais e suas indicações? Continue a leitura!
Tipos de shampoo e sua funcionalidade
- Shampoo antirresíduo
Também conhecido como shampoo pré-tratamento, o antirresíduo é um dos tipos de shampoo com ação de limpeza profunda dos fios e couro cabeludo.
Durante seu uso, ele abre as cutículas do cabelo preparando o fio para um processo de hidratação, reconstrução ou químico.
No entanto, não deve ser usado com frequência, pois pode desequilibrar o PH e provocar ressecamento.
- Shampoo esfoliante
O tipo esfoliante é outra categoria de shampoo que não deve ser usada constantemente.
Assim como acontece com a esfoliação da pele, o shampoo é indicado para quem deseja uma limpeza profunda do couro cabeludo, retirando resquício de produtos e excesso de pele da região.
- Pré-shampoo
O pré-shampoo é um produto indicado para proteger o cabelo da ação agressiva que alguns tipos de shampoo pode ter. Normalmente ele é feito a base de óleos ou cremes hidratantes, para revestir os fios.
- Shampoo sem sulfato
O shampoo sem sulfato é um dos mais procurados e usados por quem deseja uma limpeza menos agressiva aos fios.
Também chamado de shampoo liberado, ele não possui ativo surfactante, o componente que gera uma limpeza muito profunda e muita espuma.
O problema, no entanto, é que o sulfato pode causar irritação, ressecamento e descamação, além de um possível efeito rebote, pois o organismo entende que precisa produzir mais oleosidade devido ao couro cabeludo excessivamente limpo.
Assim, os shampoos sem sulfato garantem uma limpeza mais suave sem fragilizar os fios de cabelo.
Como escolher o produto certo para mim?
A nossa primeira dica pode parecer básica, mas é o único caminho para quem quer descobrir qual dos tipos de shampoo funciona melhor em seus fios: observe, conheça e analise seu cabelo!
Cada tipo de fio exige um cuidado especial, por isso é fundamental que você saiba o que o seu cabelo tem pedido no momento.
Isso não quer dizer que se seu cabelo é cacheado, por exemplo, você deve escolher qualquer produto para fio cacheado que dará tudo certo. As necessidades do nosso cabelo mudam o tempo todo!
Para ter bons resultados com os cosméticos que você escolhe, desenvolva o hábito de analisar a textura dos seus fios (forma e espessura) e reconhecer suas necessidades – o mesmo serve para a nossa pele, viu? 😉.
Se você gosta de se informar sobre saúde e beleza, siga minhas redes sociais. Todos os dias levo conteúdos especiais para você aprender mais sobre vida saudável e, claro, procedimentos estéticos. Espero você por lá!
E compartilhe esse conteúdo com aquele amigo que ainda não encontrou a melhor forma de cuidar das madeixas! Afinal, dica boa precisa ser compartilhada, não é?!